VOCÊ SABIA QUE HÁ CERCA DE 40 TRILHÕES DE BACTÉRIAS DENTRO DO SEU CORPO, A MAIORIA NO INTESTINO? ESSAS BACTÉRIAS CONSTITUEM A FLORA INTESTINAL (OU MICROBIOTA) E SÃO FUNDAMENTAIS PARA A SAÚDE.
Entre as funções da flora intestinal, estão…
AJUDAR NA DIGESTÃO:
As bactérias da microbiota ajudam na digestão de certos nutrientes. Alguns alimentos não são totalmente digeridos no intestino delgado e precisam passar pelas bactérias boas do intestino grosso para que seus nutrientes sejam bem aproveitados pelo corpo.
AJUDAR NA PRODUÇÃO DE VITAMINAS B e K:
A síntese e a absorção das vitaminas K, B1, B2 e B12 só ocorre com a ajuda das bactérias da microbiota intestinal. Se a sua flora intestinal estiver fragilizada, você certamente sofrerá de deficiência dessas vitaminas e acabará com vários problemas de saúde.
COMPOR O SISTEMA IMUNOLÓGICO:
A flora intestinal representa cerca de 70 a 80% do nosso sistema imunológico. Ou seja, a microbiota intestinal é o principal sistema de defesa do seu corpo. Se você não tem uma flora intestinal saudável, você vai ficar vulnerável a todo tipo de infecções e doenças oportunistas.
E MUITO MAIS:
Além disso, hoje a ciência sabe que a flora intestinal não está só conectada com a digestão, a absorção de nutrientes e o sistema imunológico. Atualmente, as pesquisas têm descoberto que a microbiota influencia ainda o sistema nervoso e as funções cerebrais e até mesmo suas emoções e comportamento social. 1
Por isso, se você se importa com sua saúde, bem-estar e boa forma (e se você está aqui no Emagrecendo.info, nós sabemos que se importa!), você precisa cuidar bem da sua microbiota.
Trate com carinho sua flora intestinal e ela vai te levar longe!
Para entender melhor ter uma microbiota saudável (e ainda emagrecer no processo), assista ao vídeo do Rodrigo Polesso, expert brasileiro no assunto ↓
➤ Clique aqui para ver como fortalecer sua flora intestinal com o método do Rodrigo
A Microbiota Saudável
A flora intestinal saudável possui grande variedade de bactérias (é normal uma pessoa ter mais de 1000 espécies delas vivendo no intestino), dividida mais ou menos da seguinte maneira:
• 20% de bactérias benéficas
• 30% de bactérias ruins (que podem causar doenças)
• 50% de bactérias neutras (que jogam no time que estão ganhando)
Pode parecer pouco uma flora saudável ter apenas 20% de bactérias benéficas, mas isso é o suficiente para trazer para o lado “bom” da força os 50% de bactérias neutras, que vão acabar colaborando com o ecossistema saudável.
E é normal ter algo em torno de 30% de bactérias ruins no intestino, isso não tem como ser evitado. O que pode ser evitado é que essa população se prolifere e saia do controle. E você mantém as bactérias ruins sob controle com uma microbiota forte.
O mais interessante de tudo isso é que os tipos de alimento que você consome influenciam muito os tipos de bactéria que vivem no seu intestino.
É aí que está o caminho para você ter uma microbiota forte e saudável.
Se você gostaria de melhorar drasticamente a saúde do seu intestino e emagrecer com táticas de alimentação forte, recomendamos que clique aqui e conheça este método inteligente