AS PESSOAS ESTÃO TOMANDO O CALDO DE OSSOS PARA EMAGRECER, MELHORAR A PELE, FORTALECER AS JUNTAS E TENDÕES. VEJA SE ELE É MESMO UM SUPERALIMENTO CHEIO DE BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE!

O caldo de osso, ou brodo, é um alimento natural rico em diversos nutrientes, como colágeno, glicosamina e condroitina, magnésio, cálcio e fósforo.

Além disso é facilmente digerido e não pesa no estômago. Com tantos benefícios ele é um ótimo aliado para quem quer emagrecer de vez!

O caldo de ossos tem uma origem bem antiga, quando os povos começaram a preparar os caldos com as partes não comestíveis para que tomar como se fosse sopa.

Sim, o brodo é um alimento típico da dieta paleo! Desde a Antiguidade já se percebia os benefícios que o caldo traz para o corpo, logo, as pessoas o consumiam com muita frequência.

 

 

E ele realmente tem diversos benefícios. O brodo é ótimo não apenas para quem deseja emagrecer (ele vai muito bem com a dieta low carb ou a dieta cetogênica, por exemplo) mas também para quem quer ter uma saúde de qualidade.

Ao tomar uma caneca de caldo de ossos por dia, você vai fortalecer seu sistema digestivo e imunológico, reforçar suas articulações e o tecido muscular de modo geral, reduzir dores e inflamação no corpo, e até mesmo aumentar sua longevidade. E tudo isso mantendo a pele jovem e sem rugas!

Continue lendo e você vai descobrir por quê…

 

Caldo de Ossos: a Mina de Ouro dos Nutrientes

Caldo de Ossos: Uma fonte inesgotável de nutrientes

Os ossos contêm diversos minerais, além de 17 aminoácidos diferentes, muitos dos quais são encontrados no brodo na forma de proteínas como colágeno e gelatina.

O conteúdo nutricional do seu caldo vai variar de acordo com os ossos usados, tempo de preparo e método de preparo também. No entanto, os nutrientes da lista abaixo costumam ser encontrados nas mais variadas receitas de caldo de osso.

Para eliminar gordura em “piloto automático” com um método que inclui o Caldo de Brodo na dieta clique aqui (RECOMENDADO!)

 

Colágeno

O colágeno constitui cerca de 30% da proteína do seu corpo e é o principal componente de tecidos conectivos como cartilagens, ligamentos, tendões, ossos e pele. 1

Também há bastante colágeno nos vasos sanguíneos e córneas. O colágeno ainda desempenha um papel importante no desenvolvimento e regulação de tecidos do corpo. 2 3

 

Gelatina

Quando fervemos o colágeno, ele se transforma em gelatina. É a gelatina que deixa o brodo com a consistência gelatinosa quando ele esfria.

Na fervura, ocorre uma reação química chamada de hidrólise, que é irreversível e resulta na quebra das longas proteínas do colágeno em peptídeos menores. No entanto, a composição química da gelatina ainda permanece bastante parecida com a do colágeno. 4

 

Glicosaminoglicanos

Glicosaminoglicanos (GAGs) são carboidratos complexos que atuam em diversos processos biológicos. Eles podem se ligar a proteínas para formar os proteoglicanos, componentes de tecidos conectivos e líquido sinovial (o “lubrificante” das nossas articulações).

Se os ossos que você usar para fazer o brodo ainda tiverem pedaços de cartilagens, ligamentos e tendões, então isso é muito bom. O seu caldo de ossos terá toda a gama de glicosaminoglicanos, que são os materiais de base para a formação de pele, ossos e cartilagens.

 

Glicina e Prolina

Glicina é um aminoácido que compõe mais de um terço do colágeno e também age como um neurotransmissor.

Já a prolina representa cerca de 17% do colágeno e, embora nosso corpo seja capaz de produzi-la em pequenas quantidades, há evidências de que é preciso consumir prolina para atingir e manter níveis ideais dessa substância no corpo. 5 6

 

Glutamina

A glutamina é outro aminoácido importante encontrado no caldo de ossos. As células do intestino e do sistema imunológico consomem glutamina em grandes quantidades para obter energia. 7 8

 

Minerais

Os ossos são uma fonte muito rica em minerais, incluindo aí: 9

  • cálcio
  • cobre
  • ferro
  • magnésio
  • manganês
  • fósforo
  • potássio
  • sódio
  • zinco

No entanto, para extrair todos esses minerais é preciso utilizar um meio ácido no cozimento. Por isso, quando for preparar seu brodo, lembre-se sempre de adicionar um pouco de vinagre para obter o máximo de minerais dos ossos.

Agora que você já conhece alguns do principais nutrientes que há no caldo de ossos, chegou a hora de entender por que eles dão ao brodo tantos benefícios.

Que tal reprogramar seu metabolismo para queimar gordura naturalmente com o Caldo de Brodo? Conheça o Código Emagrecer de Vez (clique aqui)

 

5 Incríveis Benefícios do Caldo de Ossos

Brodo: o caldo de ossos como base de uma refeição saudável

O caldo de osso é uma ótima forma de conseguir nutrientes (aqueles que você viu acima) que não são tão fáceis de se obter nos alimentos mais comuns. Essa é uma das razões de haver tantos benefícios no consumo regular do brodo.

Ao beber um caldo de ossos ou usá-lo em receitas, você irá promover a boa saúde do intestino ao mesmo tempo em que reduz a inflamação. Veja abaixo os seis maiores benefícios do caldo de ossos.

 

1- Protege as Articulações

O caldo de ossos é uma das melhores fontes de colágeno. Com o passar dos anos, nossas articulações naturalmente vão ficando mais desgastadas e vamos perdendo a flexibilidade.

O colágeno, junto com a gelatina e outros nutrientes do brodo, ajuda a retardar ou até mesmo a reverter esse desgaste das nossas cartilagens e articulações. Além disso, o consumo do caldo de ossos ajuda a fortalecer os ossos e a mantê-los densos.

 

2- Faz Bem para o Intestino

Pesquisas vêm comprovando que a gelatina é benéfica para restaurar o tecido intestinal e para combater sensibilidade ao trigo e à lactose, ajudando assim a flora intestinal. 10

O brodo é facilmente digerido e não agride o sistema digestivo, ao contrário de diversos alimentos, que podem levar muito tempo para serem processados.

 

3- Mantém a Pele Saudável

O colágeno ajuda a formar elastina e outros componentes vitais para manter a pele tonificada e com textura e aparência jovens. Aliás, o colágeno é considerado um grande aliado na luta contra rugas e outros sinais de envelhecimento.

Muitas pessoas também afirmam que o colágeno ajuda a combater a celulite, já que a celulite aparece quando há problemas no tecido conectivo, fazendo com que a pele perca sua firmeza.

 

4- Fortalece o Sistema Imunológico

Um dos benefícios mais impressionantes do caldo de ossos é sua capacidade de restaurar o tecido intestinal e, por consequência, fortalecer o sistema imunológico.

Quando o intestino fica enfraquecido, pequenas partículas de alimento não digerido podem escapar e cair na corrente sanguínea. Isso torna o sistema imunológico hiperativo, aumenta a inflamação geral e causa disfunções de todo tipo.

O brodo é um dos melhores alimentos que você pode consumir para restaurar os tecidos do intestino e fortalecer sua saúde de modo geral.

O colágeno e a gelatina, mais os aminoácidos prolina e glutamina, que se encontram em grandes quantidades no brodo, recuperam o tecido intestinal e o tornam impermeável novamente. 12

 

5- Ajuda no Metabolismo e Promove o Anabolismo

O caldo de ossos é uma ótima fonte de aminoácidos, que atuam de forma importante no corpo na construção e reparação do tecido muscular, no fortalecimento dos ossos, na absorção e síntese de nutrientes e na manutenção dos músculos e ligamentos.

A glicina que há no colágeno ajuda na criação de músculos ao converter a glicose em energia disponível. Ela ainda trabalha em conjunto com os antioxidantes no corpo, retardando o desgaste de cartilagens e tecidos ligado ao envelhecimento. Há estudos que mostram como a glicina evita a perda de músculos e expressão de genes ligados ao catabolismo. 13

Que tal? Está convencido a experimentar o brodo? Então vamos conhecer nossa receita preferida!

Confira este método de emagrecimento acelerado, que reprograma seu metabolismo para queimar gordura combinando o Caldo de Brodo com Alimentação Low Carb (clique aqui)

 

 

RECEITA GRÁTIS de Caldo de Ossos Fácil e Prática

Caldo de Ossos: Receita fácil e rápida

Outra vantagem de consumir o brodo é que ele é um alimento bem barato e fácil de ser feito. Além de não pesar no bolso, seu preparo é relativamente simples. Você não precisa de grandes habilidades na cozinha.

Os métodos de preparo tradicional do brodo costumam demandar bastante tempo, às vezes chegam a até 48 horas de cozimento em fogo baixo!

O resultado fica excepcional, mas é claro que não vamos sugerir que você passe tanto tempo com o fogão ligado. Uma panela de pressão vai resolver nosso problema e acelerar o processo de preparo do seu caldo.

Mas antes de começar, alguns lembretes:

Você pode usar ossos de animais como porco, frango, vaca, cordeiro e até mesmo peixes. Quando for escolher qual parte separar para fazer o caldo uma das melhores são as articulações, mas todo tipo de osso vale e vai servir para fazer esse caldo supernutritivo.

Dê preferência aos ossos de animais criados em pasto ou de forma orgânica se possível.

O verdadeiro tempo de cozimento do seu caldo vai variar de acordo com o tipo de ossos que você utilizar. Por isso, não é possível dar uma receita exata, apenas uma referência.

Você pode optar por fazer o brodo em grandes quantidades, já que seu caldo de ossos pode ficar até cinco dias dentro da geladeira e dura até seis meses se for congelado.

Muito bem, avisos dados. Vamos à receita!

Ingredientes

  • Cerca de 1 quilo de ossos
  • uma cebola
  • quatro dentes de alho
  • duas cenouras
  • três colheres de sopa de vinagre de maçã (para extrair os minerais dos ossos)
  • sal marinho a gosto
  • uma colher de chá de pimenta do reino

Modo de preparo

1 – Doure os ossos no forno ou na panela, para dar um sabor extra ao seu brodo.

2 – Em seguida, coloque os ossos em uma panela de pressão e cubra com água.

3 – Adicione o vinagre de maça, e deixe repousar por trinta minutos.

4 – Adicione os vegetais cortados de uma forma mais grossa e os temperos secos. Complete a água até chegar a 2/3 da panela.

5 – Leve a panela de pressão ao fogo alto até começar a apitar, então deixe no fogo baixo de 45 (peixes) a 60 minutos (frango e porco). Se usar ossos bovinos grandes, deixe por cerca de 90 minutos. Então desligue o fogo e deixe a panela despressurizar por conta própria.

6 – Depois que a panela esfriar, retire a espuma e outras impurezas que ficarem por cima, na superfície do caldo.

7 – Passe o brodo por uma peneira e está pronto!

 

NOSSA RECOMENDAÇÃO

 

Emagreça em Poucas Semanas com o Caldo de Brodo!

O caldo de ossos é realmente uma boa opção de alimento para todas as pessoas, supernutritiva e que se encaixa em praticamente qualquer dieta que você queira seguir (tirando as dietas vegetarianas, claro).

Se você ficou interessado pelo brodo e os benefícios que ele traz em termos de emagrecimento e saúde, recomendamos que confira o Código Emagrecer de Vez (Clique Aqui)

O Código é o primeiro (e até onde sabemos, o único) programa de emagrecimento saudável que recomenda o caldo de ossos e literalmente reprograma seu metabolismo para queimar gordura, fazendo você perder peso no “piloto automático”. 

Além disso ele também fortalece sua saúde, melhora seu humor e aumenta sua disposição!

 

AUTORA: DANIELA SCHIAVON – Blogueira especializada em saúde e boa forma, avaliadora de produtos e suplementos. – Saiba mais sobre a autora

 

Gostou do artigo? Tem dúvidas? Deixe seu comentário! ;)

/* */