semente-chiaA semente de chia é uma ótima fonte de ômega 3, fibras, cálcio, magnésio, manganês, vitamina B, potássio, antioxidantes e minerais, cobre e zinco. Outra característica relevante é que essa semente apresenta maior teor de proteína se comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo.

Por isso, o consumo da semente de chia pode beneficiar sua dieta, complementando o fornecimento deste nutriente. Por sua rica composição, a chia proporciona ao nosso organismo contribuições saudáveis.

 

Benefícios

De acordo com a nutricionista Paula Avelar, a semente de chia oferece diversos benefícios. Seu uso em nosso corpo:

  • reduzo desenvolvimento de processos inflamatórios;
  • controla o colesterol;
  • melhora o funcionamento intestinal;
  • aumenta a saciedade;
  • previne doenças;
  • retarda o envelhecimento.

Semente de chia emagrece?

Sim! De acordo com a dra. Paula, a semente de chia promove a conversão mais lenta de carboidratos em açúcar e, por agir como as mucilagens do estômago – retendo água e aumentando o volume –, gera saciedade. Dessa forma com o estômago preenchido, a fome passa a se tornar menor.

Qual a dose certa?

A dose diária varia de acordo com seu objetivo. Mas segundo a nutricionista Sylvana Braga, em geral, seria uma colher de chá de 2 a 3 vezes ao dia. Essa será uma dose suficiente para utilizar a chia para perder peso. Tanto a semente de chia quanto a farinha feita com ela pode ser acrescentada a sucos, água, saladas, vitaminas, temperos, iogurtes, leite, gelatinas e shakes.

semente-chia2

Boa notícia para dietas!

De acordo com a nutricionista Paula, não há contra-indicação para o uso dessa semente. Qualquer pessoa pode incluir a chia no cardápio. “Mas o consumo não pode ser exagerado. Por ser fonte de gordura, a chia tem alto valor calórico”, explica. Portanto, deve-se respeitar a quantidade estipulada pela nutricionista.

Vamos aprender a emagrecer de uma vez? Veja este método incrível.

Vale a pena?

Claro! Vale muito a pena introduzir a semente de chia no seu cardápio. Ela tem suas características e propriedades que são muito importantes pelo bem que fará à sua saúde.

AUTORA: DANIELA SCHIAVON – Blogueira especializada em saúde e boa forma, avaliadora de produtos e suplementos. – Saiba mais sobre a autora

Gostou do artigo? Tem dúvidas? Deixe seu comentário! ;)