E mais um fim de ano se passou, muitas festas, reuniões familiares, confraternizações. Tudo regado a comidinhas, petiscos e guloseimas deliciosas. É fácil exagerar e ganhar uns quilinhos a mais…
Aí você olha o calendário, e nota que o Carnaval é dia 17 de fevereiro e já estamos em janeiro. JANEIRO? E agora? Como se livrar dos quilos a mais que ganhou com a comilança?
Então… o momento é agora! Hora de reverter isso antes de cair no samba!
Mudanças pequenas, mas significativas
Pequenos ajustes em seu cardápio podem significar muito. Podem significar a diferença entre emagrecer de uma vez e sofrer com o efeito sanfona. Queimar as calorias obtidas com o consumo exagerado de comidas e doces no fim do ano é o ideal. Pena que as coisas não são tão fáceis assim. Dietas levam tempo para trazer resultados.
Por isso, o melhor a fazer é começar logo para que seu corpo emagreça enquanto sua vontade está forte.
Nós do Emagrecendo.info procuramos a dra. Celma Muniz, nutricionista e mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP e ela nos deu dicas preciosas do que você pode incluir ou excluir do seu cardápio para ficar com tudo em cima para o Carnaval.
“Procure mesclar folhas verdes claras com folhas mais escuras. Esta combinação permite uma maior oferta de nutrientes ao corpo”, explica a dra. Celma.
Inclua na sua alimentação:
- Frutas com alto teor de água: pera, melão, melancia, abacaxi e ameixa.
- Verduras: alface americana, rúcula, alface crespa ou lisa, escarola, acelga e agrião.
Com persistência, boa orientação médica e nutricional, você tem grandes condições de eliminar os quilos com sucesso, se alimentando bem e corretamente.
Força na peruca
Você sabe que não existe milagre? Que temos de lutar (e muito) para alcançar nossos objetivos não é mesmo? Então, segundo a nutricionista Celma, o que facilita a perda de peso é consumir porções adequadas de frutas e verduras diariamente.
“Para frutas, no mínimo 3 porções ao dia e, as verduras, ao menos 2 porções, no almoço e no jantar”, aconselha a dra. Celma.
A Dieta da desintoxicação funciona?
Existe sim uma dieta de desintoxicação. Porém a dra. Celma alerta que é imprescindível o acompanhamento de um profissional da nutrição. “Existem restrições nessa dieta para pessoas portadoras de patologias”, alerta.
É uma dieta que promove a ingestão de bastante líquidos e não recomenda o uso de alimentos prontos e processados. A reeducação alimentar é natural e segue lentamente.
Dicas da personal
Para que sua dieta dê ainda mais certo, procuramos a personal trainer e professora Aline Rodrigues do Amaral para lhe dar 10 dicas de hábitos que vão ajudar a eliminar os quilos indesejados. Saquem só!
- caminhar (2 vezes ao dia) ou correr (1 vez ao dia);
- passear com o cachorro;
- se morar em prédio, usar as escadas;
- se tiver piscina (em casa ou no prédio), caminhar dentro da água;
- evitar refrigerantes, doces e frituras;
- quando utilizar ônibus, descer uns pontos antes do destino e caminhar;
- estacionar o carro um pouco mais distante e ir caminhando ao destino;
- alimentação balanceada;
- procurar em parques de sua cidade, aparelhos comunitários de exercícios e praticar com frequência;
- beber bastante água.
Viram, meninas? Vocês têm tudo para dar certo e conseguir eliminar os quilos desejados. É só começar! Mas antes disso, consultem profissionais adequados e nada de se meter em confusão e por em risco a saúde do corpo! Boa sorte e bom samba!