ALGUNS TIPOS DE GORDURA ESTÃO LONGE DE SER AS VILÃS QUE ACREDITÁVAMOS. DESCUBRA QUAIS SÃO AS GORDURAS BOAS E COMO INCLUI-LAS NA SUA DIETA

A ideia de que a gordura é a carrasca das dietas está totalmente ultrapassada. A coisa não é bem assim.

As gorduras são fundamentais para a produção de hormônios e membranas celulares, além de ajudar a fornecer energia e absorver e transportar vitaminas lipossolúveis (dos tipos A, D, E, K).

Entretanto, sabemos que a gordura vegetal hidrogenada, a gorduras trans e a gordura provinda de frituras realmente não são lá muito benéficas.

Então, para conhecermos e sabermos distinguir essas gorduras conversamos com a nutricionista Alessandra Rocha, que nos esclareceu sobre elas.

Já de antemão entenda o que a imprensa chama de “gorduras do bem” e “gorduras do mal”.

GORDURAS DO BEM: insaturadas (monoinsaturadas e poliinsaturadas).

GORDURAS DO MAL: gordura saturada e gordura trans.

PUBLICIDADE

Publicidade: Reduce4 Slim

 

Gorduras do bem

Gorduras do bem ou gorduras boas

De acordo com a nutricionista, as gorduras “boas” são as do tipo insaturadas, que podem ser divididas entre monoinsaturadas e polinsaturadas.

“Elas são consideradas, do ponto de vista da ciência, como ‘gorduras do bem’, que contribuem para a boa saúde”, explica dra. Alessandra.

Aqui estão, de acordo com a nutricionista, os alimentos que contém essas gorduras.

 

Gorduras monoinsaturadas:

encontradas no azeite de oliva, nas oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes, avelãs), no óleo de canola, de gergelim, de girassol, no açaí e no abacate.

BENEFÍCIOS: no combate ao colesterol, a gordura monoinsaturada se mostra ainda mais benéfica do que a poli, pelo fato de que ela reduz apenas os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, enquanto estimula o aumento dos níveis do bom colesterol (HDL).

O consumo de gordura monoinsaturada também reduz as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

Gorduras poliinsaturadas:

Encontradas na semente de linhaça, semente de chia, óleo de soja, girassol, canola e milho; em peixes como o atum, sardinha, frutos do mar, nozes, sementes de abóbora, óleo de macadâmia e amêndoa.

BENEFÍCIOS: elas recebem esse nome principalmente por sua estrutura química, que apresenta mais de uma ligação dupla em sua molécula, daí a denominação “poli”.

Ela é rica em ácidos graxos essenciais, os ômega 3 e ômega 6, substâncias que não são produzidas pelo organismo, mas precisam ser consumidas e obtidas através da alimentação.

Além disso, a gordura poliinsaturada também auxilia na redução e no controle dos níveis de colesterol no sangue.

O único ponto negativo é que ela reduz tanto o colesterol ruim (LDL) como o bom (HDL), mas isso não é motivo para evitar o consumo de alimentos ricos nela. Saiba mais sobre esses óleos no código emagrecer de vez.

PUBLICIDADE

Publicidade: Código Emagrecer de Vez

 

A EXCEÇÃO

O óleo de coco, rico em gordura saturada, pode ser considerado uma exceção que se encaixa na classificação das gorduras do bem. Além de ter ação antioxidante, possui vitamina E, que auxilia na redução do LDL.

Como é de fácil absorção, não necessitando de enzimas para sua digestão e metabolismo, se transforma em energia rapidamente e estimula a glândula tireoide, colaborando assim com o processo de emagrecimento.

Se você deseja perder peso rapidamente consumindo gorduras boas, recomendamos que você conheça este método de emagrecimento inteligente (clique aqui)

 

Gorduras do mal

Gordura do mal ou gordura ruim

Por outro lado, também existem as vilãs da história, que são consideradas como gorduras ruins:

 

Gorduras saturadas

De acordo com a nutricionista Alessandra, em relação à gordura saturada, ainda existem controvérsias e opiniões divergentes sobre os efeitos maléficos para a saúde do homem.

No geral, especialistas condenam essa gordura, relacionando-a com o aumento de problemas cardíacos.

Elas devem ser evitadas ao máximo, já que estão relacionadas ao aumento do LDL (chamado de “mau colesterol”) e atrapalham o emagrecimento.

Mas de onde vem a gordura saturada? De alimentos de origem animal, como as carnes gordas, leite e seus derivados, bacon e banha de porco, além de óleo de algodão, óleo de palma (dendê), entre outros.

 

Gordura trans:

São encontradas em produtos industrializados, após um processo de hidrogenação de óleos vegetais, como acontece com a margarina.

Frituras também estão incluídas no rótulo de gordura trans, já que o calor causa alteração na estrutura dos óleos.

A hidrogenação de óleos vegetais é atraente para a indústria de alimentos porque proporciona diversas vantagens, como aumento da validade do produto e menor necessidade de refrigeração.

As gorduras trans devem ser fortemente evitadas, pois estudos indicam que seu consumo está ligado ao desenvolvimento de doenças do coração e diversas doenças degenerativas.

 

NOSSA RECOMENDAÇÃO:

 

REPROGRAME SEU METABOLISMO PARA EMAGRECER COM GORDURAS BOAS

Código Emagrecer de Vez, de Rodrigo Polesso

Se você quer emagrecer em poucas semanas alimentando-se com gorduras boas, recomendamos o Código Emagrecer de Vez.

Ele é um sistema de emagrecimento inteligente, que promove um emagrecimento acelerado reeducando seu metabolismo para queimar gordura (com rapidez e muita saúde).

O Código EDV hoje é o sistema de emagrecimento natural mais vendido do Brasil. Clique no link abaixo para ler nossa resenha completa sobre ele:

➤ Clique aqui para ler nossa avaliação sobre o Código Emagrecer de Vez

 

AUTORA: DANIELA SCHIAVON – Blogueira especializada em saúde e boa forma, avaliadora de produtos e suplementos. – Saiba mais sobre a autora
ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PRESENTES NESTE SITE POSSUEM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO E NÃO PODEM SUBSTITUIR O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, EDUCADORES FÍSICOS E OUTROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE.