SERÁ QUE CONSUMIR CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS JUNTOS FAZ ENGORDAR? ESSA É A PREMISSA DA DIETA DISSOCIADA, QUE PROMETE SECAR SEPARANDO OS ALIMENTOS POR REFEIÇÃO
A Dieta Dissociada gira em torno de um conceito simples, que promete ajudar a eliminar aquelas gordurinhas extras: não combinar proteínas e carboidratos na mesma refeição.
Por quê? Consumir carboidratos e proteínas em uma mesma refeição aumenta a liberação da insulina, hormônio que, por sua vez, inibe a enzima lipase, responsável pela quebra da gordura presente em nosso corpo.
Conclusão: menos insulina, mais lipase, e queimamos mais gordura.
Seguindo essa lógica, a combinação de proteína e carboidratos em uma mesma refeição levaria a pessoa a armazenar gordura no corpo.
E além disso haveria outra desvantagem em comê-las juntas: pela variedade de alimentos, nunca ficaríamos enjoados, prolongando a sensação de saciedade e nos levando a comer mais.
Com base em todas essas desvantagens, a Dieta Dissociada propõe a divisão do consumo de cada tipo de alimento em refeições separadas, o que ajudaria a emagrecer de uma vez por todas e também livraria o sistema digestivo de sobrecarga.
PUBLICIDADE
Pontos positivos
A Dieta Dissociada mantêm níveis seguros do consumo de cada alimento, apenas propondo sua separação nas refeições.
Assim, quem se submete à dieta não precisa passar fome, mas pode ter redução de peso e medidas.
Pontos negativos
Alguns nutricionistas e endocrinologistas recomendam que pequenas porções de cada tipo de alimento seja consumido a cada refeição, não sendo a Dieta Dissociada, portanto, recomendada.
O consumo combinado de proteínas e carboidratos, por exemplo, seria importante para a absorção de aminoácidos, essenciais para muitas funções em nossos corpos.
Além disso, deixar de consumir carboidratos em algumas refeições pode levar à perda de massa magra, ou seja, a queima de músculos no lugar de gordura para fornecer energia ao corpo.
Se você não quer ficar separando alimentos para emagrecer, recomendamos que você conheça este método (clique aqui)
Como Fazer a Dieta Dissociada?
Além da separação de carboidratos e proteínas, há algumas outras regras que devem ser seguidas para garantir o sucesso da Dieta Dissociada:
SALADA ANTES:
É preciso caprichar no consumo de fibras, na forma de salada, antes das principais refeições – elas garantem a sensação de saciedade e ajudam a botar o sistema digestivo para funcionar.
NADA DE AÇÚCAR:
Recomenda-se que a ingestão de açúcar seja reduzida.
SEMPRE ALIMENTADO:
É preciso manter-se sempre alimentado, evitando longos períodos de jejum – o ideal é alimentar-se de três em três horas, intercalando as refeições principais com pequenos lanches.
Quanto às refeições em si, a regra principal é concentrar carboidratos em uma e proteínas em outra (preferencialmente, no jantar). No café da manhã, por exemplo, recomenda-se o consumo de pão integral, geleias (sem açúcar) e/ou uma fruta.
O almoço deve ser dedicado aos carboidratos, sendo possível comer uma massa integral, arroz e tubérculos como batatas e mandioca. Já no jantar, é possível investir no consumo de proteínas, como carnes de todos os tipos, ovo e queijos.
Nos lanchinhos entre as refeições, é possível comer barras de cereal, frutas, iogurtes e gelatinas.
Como todas as dietas, porém, é interessantes buscar a ajuda de um nutricionista para indicar qual a quantidade ideal de cada alimento, e a variedade certa, para que não ocorra a deficiência de nenhum nutriente.
PUBLICIDADE
Quais São os Resultados?
Seguindo a dieta adequadamente, combinada com prática regular de exercícios físicos, é possível perder até 10% do peso atual por mês.
Assim, uma pessoa que pesa 65 kg poderia perder até 6,5 kg por mês, um pouco mais de 1,5 kg por semana.
NOSSA RECOMENDAÇÃO:
REPROGRAME SEU METABOLISMO PARA QUEIMAR GORDURA DE FORMA MAIS SIMPLES
Se você achou complicado ficar separando os tipos de alimentos e gostaria de comer de tudo, conheça o Código Emagrecer de Vez.
Ele é um sistema de emagrecimento inteligente, que promove um emagrecimento acelerado reeducando seu metabolismo para queimar gordura (focado na qualidade e não na quantidade).
Este é o sistema de emagrecimento natural mais vendido do Brasil. Clique no link abaixo para ler nossa resenha completa sobre ele:
➤ Clique aqui para ler nossa avaliação sobre o Código Emagrecer de Vez