ansiedade-noivasVocê vai se casar! Que felicidade suprema! Chegou o grande dia, o seu momento, uma nova fase de sua vida que está iniciando. “Felicidade” nem dá conta de traduzir o que sente agora, não é mesmo?

Porém são vários os sentimentos com que terá de lidar até que chegue o grande dia: angústia, preocupação, insegurança e ansiedade. Eles podem gerar certas reações em seu organismo, fazendo até com que você ganhe peso!

Esse turbilhão de emoções pode começar na busca pelo vestido perfeito, depois vem a maratona de provas e, com tanta ansiedade, cada prova revela uma surpresa, não muito agradável: os quilinhos a mais!

Então, preste muita atenção nas dicas e observações que a dra. Vera Barreto, conselheira e vice-presidente do CRN-3 (Conselho Regional de Nutrição) trouxe para nós.

Como emagrecer em pouco tempo

Se você se encontra na situação acima e deseja ser capaz de manter o peso ou eliminar alguns quilos para que seu vestido “caia como uma luva”, a dica é não deixar sua dieta para a última hora. Segundo a dra. Vera, não é recomendado emagrecer em curto espaço de tempo. Isso não é bom para a saúde.

“A reeducação alimentar é uma atitude gradativa, que exige determinação e controle de tudo o que está sendo ingerido. Por isso, uma noiva que se encontra acima do peso e quer emagrecer até seu casamento, deve procurar agir antes da data tão esperada”, explica a nutricionista.

A vilã ataca a mocinha

A ansiedade é caracterizada como um sentimento de medo e apreensão, que surge como resposta do organismo a determinada situação. Esta sensação está presente em praticamente todas as noivas antes do dia do casamento.

De acordo com a opinião da dra. Vera, a ansiedade e outros problemas emocionais não podem ser tratados por somente um único profissional. “Também não se pode jogar na alimentação toda a responsabilidade por uma pessoa engordar ou vê-la como a única solução para que ela emagreça”, explica.

Episódios de ansiedade antes do casamento são até naturais para uma noiva, devido à grandiosidade do evento. Agora, se você não consegue se controlar no que diz respeito ao nervosismo e sente a necessidade de comer mais para conter esses sentimentos, atenção!

Você deve mais que depressa procurar um profissional. “Nesse caso a procura deve ser por um psicólogo ou psiquiatra que decidirá a melhor conduta após avaliação. Caso necessário, só esses profissionais poderão prescrever algum medicamento”, complementa dra. Vera.

ansiedade-noivas2

Aumento de peso

Se sou ansiosa, nervosa e agitada, posso engordar mesmo comendo pouco? Segundo a nutricionista Vera, o aumento de peso tem muitas vezes mais que uma causa. “As mais comuns são: ingestão excessiva de alimentos (consumo além das necessidades diárias do organismo) e, também, a redução ou parada na realização de atividades físicas (menos gasto calórico)”, explica.

Alimentação equilibrada

Então o que devo fazer para conter essa ansiedade antes do meu casamento e chegar ao dia da festa magra e linda?

De acordo com a dra. Vera, não existe uma lista de alimentos para cortar ou incluir e achar que só isso é a solução do problema. Como em tudo na vida, temos de ter equilíbrio, e na alimentação não é diferente. Devemos cuidar de nossas refeições diariamente para que o que comemos só venha nos ajudar e fazer bem. Portanto, a nutricionista aconselha você a reeducar a alimentação e se programar para isso bem antes do seu casamento.

“Você deve procurar uma profissional da nutrição para que ela a oriente sobre uma alimentação equilibrada e adequada, proporcionando o emagrecimento”, finaliza.

Elimine peso de forma saudável e seja feliz para sempre. Isso pode mudar sua vida!

AUTORA: DANIELA SCHIAVON – Blogueira especializada em saúde e boa forma, avaliadora de produtos e suplementos. – Saiba mais sobre a autora

Atualizado em