BASEADA NA DENSIDADE ENERGÉTICA DOS ALIMENTOS, A DIETA VOLUMÉTRICA PROMETE PROMOVER A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, CONTROLAR A FOME E ENXUGAR ALGUNS QUILINHOS

Uma das principais causas de desistência das dietas é aquela sensação de “prato vazio”, que também leva a outros problemas, como a falta da saciedade.

Para combater esse fator, a nutricionista norte-americana Barbara Rolls criou a Dieta Volumétrica, que leva esse nome justamente por promover a redução nas calorias de cada refeição, sem reduzir o volume no prato.

Isso porque a quantidade de alimentos no prato não enche somente os olhos, mas também a barriga: a distensão do estômago causada pela ingestão de volumes maiores de alimentos causa sensação imediata de saciedade – ou seja, reduz o risco de cair a tentação com petiscos e docinhos.

Qual seria o truque, então, para comer bastante sem engordar?

A escolha dos alimentos volumosos, que devem ser ricos não somente em nutrientes, mas também em fibras.

As fibras (principalmente quando combinadas com água) estufam o estômago, passando maior sensação de saciedade com poucas calorias, e também fazem o açúcar ser liberado no organismo mais lentamente.

PUBLICIDADE

Publicidade: Reduce 4 Slim

 

Pontos positivos

A Dieta Volumétrica é, antes de tudo, uma reeducação alimentar. Aprende-se a optar por alimentos que, por porção, têm menos calorias e gorduras.

Resultado: perda de peso, e sem passar fome.

 

Pontos negativos

Um dos principais problemas da Dieta Volumétrica é o foco apenas nas calorias.

Dependendo de como é feita, com atenção apenas ao consumo calórico, a dieta pode levar a deficiências de alguns nutrientes, que por sua vez pode desencadear problemas graves para o corpo.

Trocando em miúdos: nem sempre os alimentos que têm poucas calorias trazem todos os nutrientes que precisamos, e nem sempre alimentos bastante calóricos são totalmente dispensáveis de nosso cardápio.

Na dúvida, a dica é a que vale para qualquer dieta: consultar um nutricionista, para que seja criado um cardápio que se adeque à idade, perfil e estilo de vida de cada um. Assim, dá para emagrecer de uma vez mantendo a saúde.

Se você não quer ficar contando calorias nem correr risco de falta de nutrientes, recomendamos que você conheça este método de inteligente (clique aqui)

 

Como seguir a Dieta Volumétrica?

Dieta volumetrica funciona mesmo? Como fazer?

Você pode seguir a dieta de duas formas diferentes: seguindo de forma mais rígida, contando as calorias, ou apenas aplicando a ideia geral da Dieta Volumétrica ao seu cotidiano.

Como regra geral, é só você lembrar que existem alimentos com diferentes densidades energéticas – ou seja, os alimentos podem trazer diferentes quantidades de calorias por porção.

Basta pensar que 100 gramas de alface obviamente não têm a mesma quantidade de calorias que 100 gramas de algodão doce.

Assim, os alimentos podem ser divididos em quarto categorias, que vão dos que têm densidade energética baixíssima (como sopas e saladas) aos que têm densidade energética alta (como bombons e frituras).

Para manter a forma e a saúde, a Dieta Volumétrica aposta nos alimentos de menor densidade energética. Assim, você pode comer mais, ingerindo menos calorias.

Na prática, isso significa que ao longo do seu dia você precisa fazer opções: por que comer um pastel frito, se em calorias ele corresponde a duas esfihas de carne? Será que a segunda opção não a deixaria mais satisfeita?

PUBLICIDADE

Publicidade: Emagrecer de Vez

 

É possível seguir a dieta mais a risca, estabelecendo um limite diário, de 1.200, 1.500 ou 2.000 calorias, de acordo com o perfil de cada um.

Assim, naturalmente a pessoa optaria por alimentos com a densidade energética baixa, para poder comer mais dentro desse limite.

Finalmente, valem duas regras de ouro para manter a silhueta em dia com a Dieta Volumétrica: ingerir fibras e beber muita água.

As fibras podem ser ingeridas na forma de saladas, cereais e pães integrais, e ajudarão a manter a sensação de saciedade; já a água deve ser bebida abundantemente, sob o risco da ingestão de fibras sem hidratação causar constipação e inchaço.

 

Quais São os Resultados?

É difícil prever os resultados exatos da Dieta Volumétrica, já que ela pode ser seguidas de várias formas diferentes.

Na versão mais rígida da dieta, com um cardápio de 1.200 calorias diárias aliadas a exercícios físicos, é possível perder até 1,5 kg por semana.

Já com um consumo de 1.500 e 2.000 calorias diárias, é possível eliminar até 1,2 kg e 800 gramas semanais.

 

NOSSA RECOMENDAÇÃO:

 

REPROGRAME SEU METABOLISMO PARA QUEIMAR GORDURA SEM CONTAR CALORIAS

Código Emagrecer de Vez, de Rodrigo Polesso

Se você não quer ficar contando calorias nem controlando a quantidade que come, não deixe de conhecer a metodologia do Código Emagrecer de Vez.

Ele é um sistema de emagrecimento inteligente, que promove um emagrecimento acelerado reeducando seu metabolismo para queimar gordura (focado na qualidade e não na quantidade).

O Código EDV hoje é o sistema de emagrecimento natural mais vendido do Brasil. Clique no link abaixo para ler nossa resenha completa sobre ele:

➤ Clique aqui para ler nossa avaliação sobre o Código Emagrecer de Vez

 

AUTORA: DANIELA SCHIAVON – Blogueira especializada em saúde e boa forma, avaliadora de produtos e suplementos. – Saiba mais sobre a autora
ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PRESENTES NESTE SITE POSSUEM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO E NÃO PODEM SUBSTITUIR O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, EDUCADORES FÍSICOS E OUTROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE.