ENTENDA O QUE É A SÍNDROME DA FOME OCULTA E OS MOTIVOS QUE A DESENCADEIAM. DESCUBRA SE VOCÊ TAMBÉM SOFRE COM ESTE MAL E COMO LIVRAR-SE DELE
Secar a barriga ou mesmo “entrar” naquela blusa que você comprou faz tempo e está encostada são grandes desejos seus, não é mesmo?
Contudo, pensar em emagrecer de vez a qualquer custo, sem dar a devida atenção ao valor nutricional dos alimentos, pensando apenas nas calorias, pode levar à desnutrição e falta de elementos essenciais ao seu organismo.
E o nome disso é Síndrome da Fome Oculta.
PUBLICIDADE
O que é a Síndrome da Fome Oculta?
Síndrome da Fome Oculta (SFO) é um problema que pode ocorrer quando seguimos uma dieta sem a correta orientação nutricional.
Ela é chamada de oculta porque indica a fome do seu corpo por nutrientes, mesmo que você não esteja sentindo vontade de comer.
A SFO pode comprometer a saúde de pessoas de qualquer condição social, grau de escolaridade e peso.
Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que ela afeta uma em cada quatro pessoas no mundo.
De acordo com a nutricionista Alessandra Rocha Lopes: “Boa parte das pessoas escolhem os alimentos da sua dieta pelo valor calórico e deixam de lado a importância do conteúdo nutricional. As refeições sempre precisam ser feitas priorizando o valor calórico e o valor nutricional dos alimentos”, explica.
Quais São as Consequências?
A deficiência de nutrientes representa um sério risco à saúde, podendo aumentar as chances de doenças como câncer, diabetes, osteoporose e problemas cardiovasculares.
Além de uma alimentação deficiente de nutrientes, outros fatores que levam à SFO são: o estresse diário, o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas.
Algumas pessoas que sofrem de doenças crônicas ou que passaram recentemente por algum tratamento cirúrgico também podem sofrer com a SFO, já que seu corpo não está absorvendo corretamente todos os nutrientes de que necessita.
PUBLICIDADE
Sintomas e Tratamento
Os sintomas que podem indicar a presença da Síndrome da Fome Oculta são vários:
- Dores musculares
- Cãibras
- Cansaço intenso
- Fraqueza
- Palpitações
- Irritabilidade
A falta de vitaminas pode até provocar sangramento vaginal, pele opaca, ressecamento das mucosas, queda de cabelo, flacidez e unhas manchadas e quebradiças, entre outros sinais.
A nutricionista dá a receita para prevenir a SFO: ter uma alimentação correta, que inclua todos os grupos alimentares – proteínas, carboidratos, frutas, verduras e legumes.
“É preciso variar os alimentos: um prato bem colorido é sinal de uma alimentação nutritiva, porém sem exageros, sempre buscando o equilíbrio”, alerta Alessandra.
Por isso, se você sentir alguns desses sintomas e quiser tirar a dúvida, procure um profissional adequado para lhe prestar esclarecimentos sobre o assunto.
Se você quer emagrecer e aproveitar todas as vitaminas e nutrientes dos alimentos, recomendamos que você conheça este método de inteligente (clique aqui)
Fontes de Nutrientes Fundamentais
Aqui vai uma lista para que você conheça quais as vitaminas o corpo precisa e onde você as encontra.
Vitamina A: espinafre, brócolis, couve, acelga, nabo, repolho crespo, fígado, cenoura, batata-doce, polpa de laranja, abóbora, tomate, damasco, melancia e melão.
Vitamina B6: fígado e carne vermelha, grãos integrais, batata, vegetais verdes e milho.
Vitamina B1: grãos integrais, germe de trigo, produtos de farinha branca enriquecida, miúdos, carne de porco e legumes.
Vitamina B12: alimentos de origem animal, carnes, miúdos, leite em pó, produtos lácteos e ovo (inteiro ou gema).
Vitamina B2: leite e produtos lácteos, ovos, vegetais verdes folhosos, miúdos, rins, fígado, coração, amendoim, pasta de amendoim e grãos integrais.
Vitamina D: leite fortificado e peixes com espinhas (como salmão e sardinha).
Niacina (Vitamina B3): carnes e miúdos, produtos de trigo integral, produtos de farinha branca enriquecida e legumes.
Vitamina E: germe de trigo, óleos vegetais, legumes, castanhas, grãos integrais, peixes e vegetais folhosos verdes.
Ácido Pantotêncico: produtos animais, fígado, ovos, grãos integrais, legumes, batata branca e batata doce.
Ácido Fólico (Folacina): carnes glandulares, vegetais folhosos de cor verde escuro, legumes e grãos integrais.
Biotina: fígado, carnes, leite, óleo de soja e gema de ovo.
NOSSA RECOMENDAÇÃO:
REPROGRAME SEU METABOLISMO PARA QUEIMAR GORDURA SEM PERDER NUTRIENTES
Se você quer emagrecer sem comprometer sua saúde, recomendamos o Código Emagrecer de Vez.
Ele é um sistema de emagrecimento inteligente, que promove um emagrecimento acelerado reeducando seu metabolismo para queimar gordura (focado na qualidade e não na quantidade).
O Código EDV é o método de emagrecimento saudável mais vendido do Brasil. Clique no link abaixo para ler nossa resenha completa sobre ele:
➤ Clique aqui para ler nossa avaliação sobre o Código Emagrecer de Vez