A CIÊNCIA COMPROVOU A EFICÁCIA DO PROGRAMA DOS 10 MIL PASSOS. APRENDA A PRATICÁ-LO DO JEITO CERTO E TIRE SUAS DÚVIDAS!
A busca pela qualidade de vida, principalmente pela saúde é constante entre as pessoas que estão acima do peso ou são consideradas obesas.
Para auxiliar no processo de emagrecimento, a atividade física é uma importante aliada, desde que acompanhada de alimentação balanceada e supervisão médica.
Além de caminhadas diárias, que ajudam a reduzir a gordura corporal e o peso, esportes e outras atividades físicas também ajudam na prevenção e diminuição dos riscos de doenças associadas à obesidade, como diabetes, hipertensão, síndrome metabólica e doenças cardiovasculares.
Caminhando e Queimando Calorias
Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, 48,1% da população brasileira está acima do peso e 15% é considerada obesa.
Para reverter esse quadro é preciso cada vez mais incentivar a prática de exercícios físicos diários e a adoção de uma alimentação balanceada.
Entretanto, nem todas as pessoas querem e podem frequentar uma academia. Seja por vergonha do próprio corpo, falta de tempo ou até mesmo por falta de dinheiro.
Se este é o seu caso, o Programa 10 Mil Passos pode ser considerado uma alternativa eficaz para superar o sedentarismo e inserir mais movimento no seu dia a dia.
De acordo com o dr. Luiz Vicente Berti, cirurgião e diretor do Centro e Cirurgia Obesidade e Metabólica, a eficiência desse programa já foi comprovada por vários estudos internacionais, como o realizado pelo Centro de Cirurgia Bariátrica da Monash University, em Melbourne (Austrália).
PUBLICIDADE
Resultados positivos
Se a pessoa praticar 10 mil passos todos os dias obterá resultados de emagrecimento similares ao da prática de exercícios realizados em esteiras ou bicicletas nas academias, sem a necessidade de alterar drasticamente sua rotina. Também não se pode esquecer que caminhar é barato e fácil de praticar.
Mas não vá pensando que você sairá de casa e caminhará 10 mil passos ininterruptos. Esse programa é uma somatória de passos dados ao longo do seu dia, na sua casa, seu escritório, sua escola e outros lugares.
“É uma forma de combater o sedentarismo, porém é preciso comprometimento e disciplina para se obter resultados”, afirma o cirurgião.
Se você quer emagrecer em semanas com alimentação forte (SEM ter de fazer exercícios), recomendamos que você conheça este método inteligente: clique aqui
Siga os passos
Quem começa algo com o objetivo de emagrecer de vez, procura resultados imediatos. Mas sabemos que não é assim que funciona.
Com uma alimentação balanceada, acompanhada e supervisionada por profissionais qualificados, aliada aos exercícios físicos você terá bons e saudáveis resultados mesmo que eles demorem a chegar.
É gratificante colocarmos uma roupa que não servia antes e vesti-la sem esforço. Porém tal sensação só será desfrutada por você se houver empenho e determinação. Aliás, isso serve para tudo na vida.
Esse plano de caminhada tem um objetivo simples como meta: incentivar e levar à realização de atividades físicas frequentes uma pessoa sedentária, que tem sempre uma desculpa para não se exercitar.
Hoje fazemos tudo de carro, ônibus, metrô e optamos sempre por descer ou estacionar bem próximo ao destino. Exatamente para não “perdermos” tempo andando, buscando sempre o conforto. Não é mesmo?
Então, com a vida corrida que levamos, ficamos com pouco tempo para exercitar nosso corpo.
“Hoje muitos adultos simplesmente acordam, saem do carro, sentam-se à mesa do computador e do escritório, permanecendo por lá várias horas do dia e, depois voltam para casa, não praticando nenhum tipo de exercícios e, com certeza, ao final do dia, mal chegam a dar mil passos, no máximo. Estes hábitos precisam mudar”, ressalta o dr. Luiz Vicente.
Alimentação + Exercício físico = Sucesso
Quando nos exercitamos ou fazemos algo para emagrecer, por vezes nós “compensamos” com algum alimento.
Explicando melhor, pensamentos assim: “Como eu caminhei uma hora então vou tomar um sorvete. Só hoje”. Isso é muito comum. Mas esse não é o caminho certo. As exceções podem virar regras e nesses casos podemos acabar nos perdendo em meio a esses pensamentos e ações.
O legal é se dedicar por completo, não ser radical nem intolerável com certos alimentos ou guloseimas. O importante é sermos conscientes e coerentes com nossa própria determinação.
Sabendo-se disso, os resultados são ainda mais positivos se essas caminhadas forem acompanhadas de um cardápio com alimentação balanceada como já foi dito. Isso é peça fundamental em qualquer plano de redução de peso.
Explica dr. Luiz que a conta é simples. Se ingerirmos mais calorias do que gastamos, ganhamos peso. Em contrapartida, se gastarmos mais energia na comparação com os alimentos ingeridos, perdemos peso.
“Por isso quanto mais passos forem dados, maior será a eliminação dos quilos a mais”, explica o cirurgião.
E a parte boa é que com essa prática dos 10 mil passos diários, dependendo do tamanho deles e da velocidade é possível gastar cerca de 500 calorias por dia!
PUBLICIDADE
Xô, sedentarismo!
O sedentarismo pode ser considerada uma doença, já que afeta muitas pessoas hoje, principalmente pelo estilo de vida moderno e confortável que levamos.
A nossa acomodação para evitar qualquer tipo de esforço físico aumenta a cada dia.
Mas não podemos nos deixar levar por essa situação, tampouco ter medo de arriscar mudanças em nossa rotina. Sua saúde vai agradecer!
Posso me considerar uma sedentária?
Você pode se considerar uma sedentária a partir do momento que não estiver disposto a praticar atividades físicas.
É mais uma questão mental do que propriamente física. Pensar em conforto ou na “lei do mínimo esforço” pode não ser a melhor opção para sua vida.
E como podemos evitar o sedentarismo? Podemos começar com exercícios simples, como fazer caminhadas leves. Por exemplo, quando for de carro a algum lugar, procure estacionar um pouco mais longe de seu destino e caminhe.
A mesma coisa com transporte público. Desça uns pontos antes e aproveite o percurso extra para se exercitar. Esse movimento, por menor que possa parecer, lhe trará resultados se for constante.
E não se esqueça: antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, consulte um especialista e deixe-o acompanhá-la nessa nova fase de sua vida.
Isso vai lhe garantir segurança, evitando aborrecimentos com seu corpo e saúde.
NOSSA RECOMENDAÇÃO:
REPROGRAME SEU METABOLISMO PARA QUEIMAR GORDURA NATURALMENTE
Se você acha que não vai conseguir dar 10 mil passos todo dia, não deixe de conhecer a metodologia do Código Emagrecer de Vez.
Ele é um sistema de emagrecimento revolucionário, que promove um emagrecimento acelerado reeducando seu metabolismo para queimar gordura (e ainda deixará seu corpo mais saudável).
O Código EDV hoje é o sistema de emagrecimento natural mais vendido do Brasil. Clique no link abaixo para ler nossa resenha completa sobre ele:
➤ Clique aqui para ler nossa avaliação sobre o Código Emagrecer de Vez