DESCUBRA SE REFRIGERANTES DIET, LIGHT OU ZERO AJUDAM MESMO A EMAGRECER OU SÓ ATRAPALHAM. SERIA APENAS PURO MARKETING?
Atualmente a quantidade de informações sobre emagrecimento nos meios de comunicação é imensa. O que pode e o que não se pode consumir quando se quer emagrecer logo de vez.
E sempre ficamos em dúvida. Mas aqui estamos nós, do Emagrecendo.info, para tentar suprir essa necessidade de informação.
Os mitos sobre a alimentação cada vez mais invadem nosso dia a dia e, um deles é sobre o consumo de bebidas diet para quem está de dieta.
PUBLICIDADE
Suas dúvidas são comuns
Há quem acredite que as bebidas e alimentos diet, como refrigerantes, iogurtes, achocolatados, dentre tantos outros, não engordam. Mas não é bem assim.
“Esses alimentos e bebidas podem influenciar de forma negativa em uma dieta, já que o adoçante da formulação não é suficiente para inibir a sacidedade de uma pessoa. Isso pode levá-la a um consumo maior e por vezes compulsivo de outros alimentos, exatamente para proporcionar a satisfação”, afirma o dr. Luiz Vicente Berti, cirurgião do aparelho digestivo e diretor do Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica.
A dica do médico é bem bacana: ele afirma que os refrigerantes dietéticos levam a um consumo exagerado de calorias, tanto quanto um refrigerante tradicional.
Ganho de peso: o “X” da questão
O gás do refrigerante expande o estômago (seja ele ingerido sozinho ou com alimentos) e o sódio nele contido ajuda a reter líquidos.
Isso se atribui às bebidas diet, light ou zero. E para quem está de olho na balança, o consumo excessivo influencia bastante no ganho de peso.
O médico explica que o organismo, quando se ingere a sacarose – substância usada em adoçantes e em refrigerantes (diet, light e zero) para adoçar sem as calorias –, entende que você também esta ingerindo calorias, por causa do sabor adocicado.
Mas sem essas calorias, o organismo fica confuso e armazena as calorias que você consumiu em forma de gordura. É aí que aumentamos de peso, imaginando que estamos emagrecendo ou deixando de engordar.
Bebidas gaseificadas geralmente não são liberadas na maioria das dietas porque quando se diminui o açúcar do refrigerante é preciso aumentar a quantidade de sódio para compensar o paladar, ressalta o dr. Luiz.
O grande vilão nessa história é o sódio.
Consumido em excesso, faz nosso organismo reter líquidos, e com isso aumentamos o peso.
Além disso, podemos ter problemas com a saúde do fígado e dos rins, por exemplo, afirma o doutor.
Se você quer emagrecer rápido e com segurança, recomendamos que você conheça este método inteligente (clique aqui)
Os números falam por si
Para se ter uma ideia, uma dose de refrigerante normal contém, em média, 10mg de sódio, enquanto a opção light, por exemplo, varia de 28 a 39mg para 200ml (equivalente a um copo médio da bebida).
De acordo com o doutor, a dose diária recomendada de sódio para consumirmos é cerca de 1,5g por dia e, ainda assim se a pessoa não tiver problemas de hipertensão (pressão alta).
Refrigerante na hora das refeições pode?
Muito se escuta sobre não ingerir bebidas com nossas refeições diárias, ainda mais quando se trata de refrigerantes.
A verdade é que a ingestão de líquidos, principalmente os gaseificados, dilata o estômago e dificulta a digestão, fazendo com que a sensação de fome reapareça em pouco tempo.
Quem nunca sentiu, após um almoço acompanhado de refrigerante diet (ou de qualquer espécie), a sensação de estômago cheio ou estufado?
Pois esse é o momento perigoso. A sensação de “estufado” logo acaba dando lugar à sensação de “fome” e leva à ingestão de alimentos e ao ganho de peso.
De acordo com o dr. Luiz, apesar de apresentar baixos índices de açúcar, o refrigerante diet, assim como qualquer outra bebida que contenha gás, contribui para que o estômago aumente em até 50% seu diâmetro.
O médico ainda afirma que outro aspecto relevante nesta história é o fato das pessoas que consomem refrigerantes diet ou até mesmo os comuns durante as refeições, terem a saúde prejudicada.
“Elas apresentam um risco maior de sofrer de síndrome metabólica, ou seja, uma junção de vários problemas de saúde, colesterol, aumento de pressão arterial, da gordura abdominal e até mesmo de diabetes”, finaliza o dr. Luiz.
PUBLICIDADE
Pontapé inicial
Mas se você não consegue abandonar o refrigerante durante as refeições, é melhor optar por líquidos que não afetem sua saúde.
Tente a água, pura e leve. Ou suco de frutas (de preferência cítrico, já que essas frutas auxiliam na absorção de ferro, encontrado em verduras, leguminosas e carnes).
Água de coco e chás sem adoçante são outras boas opções.
Essas bebidas representam uma maneira saudável e gostosa de matar a sede, fugindo de líquidos gaseificados e deixando seu corpo mais saudável.
Refrigerantes Diet, Light ou Zero: Qual é o Melhor?
Hoje em dia as opções de refrigerantes sem caloria lotam prateleiras e prateleiras dos supermercados.
De acordo com a dra. Daniella Camargo, para escolhermos os produtos, precisamos ter paciência e saber o que significam os rótulos.
Resumimos abaixo o que você precisa saber. Além de bebidas, eles valem também para alimentos:
DIET:
Alimento sem adição de açúcar ou gorduras. É indicado para portadores de doenças metabólicas como diabetes, colesterol alto e doença celíaca (intolerância ao glúten).
Mas atenção: alimentos diet podem ter valor calórico maior do que aqueles que contêm açúcar e nem sempre são indicados para a perda de peso.
LIGHT:
Alimento com redução mínima de 25% das calorias de algum nutriente, como a gordura.
É indicado para pessoas que desejam reduzir o teor de açúcares, gorduras ou sal na alimentação.
Mas atenção: nem todo alimento light é próprio para perda de peso. Por muitas vezes, a redução calórica de certos alimentos é muito pequena.
ZERO:
Podem ser relacionados como alimentos sem açúcar e com redução de calorias em relação ao original.
De modo geral, as indicações são semelhantes às dos alimentos light, mas quando o alimento é “zero” açúcar, ele também pode ser consumido por portadores de diabetes.
Somente para exemplificar o que foi dito nesses tópicos, façamos a seguinte comparação. Uma barra de chocolate ao leite de 30 gramas, por exemplo, contêm 132 calorias e 7,3g de gorduras totais. Se relacionada à mesma barra de chocolate na versão diet, contêm 142 calorias e 9,9g de gorduras totais.
Neste caso, o produto diet é isento de açúcares, mas apresenta maior teor de calorias e gorduras que o original e, pode não ser uma boa escolha para perda de peso e sim, para dietas restritas em açúcar.
Já os refrigerantes diet, light e zero não contêm açúcar e apresentam baixa caloria.
A diferença entre eles está no tipo e quantidade de adoçantes utilizados. Qualquer lata de refrigerante desses tipos apresenta zero calorias e zero gramas de açúcar. Já a versão normal possui 148 calorias e 37g de açúcar.
A melhor forma de avaliar se um produto atende às suas necessidades é ler os rótulos desses produtos e compará-los com os convencionais. E consulte seu nutricionista para melhores orientações.
Exageros nunca!
Então, a dica é não exagerar.
Se for a uma festa de aniversário ou uma comemoração qualquer e beber um ou dois copos de refrigerante não será o fim da linha para você. 😉
Apenas não faça o consumo dessas bebidas algo frequente em sua vida. E sempre que tiver dúvidas consulte um profissional da área. Ele terá a resposta mais correta e saudável para as suas dúvidas.
NOSSA RECOMENDAÇÃO:
REPROGRAME SEU METABOLISMO PARA QUEIMAR GORDURA NATURALMENTE
Se você não quer emagrecer em poucas semanas com segurança, não deixe de conhecer a metodologia do Código Emagrecer de Vez.
Ele é um sistema de emagrecimento inteligente, que promove um emagrecimento acelerado reeducando seu metabolismo para queimar gordura (focado na qualidade e não na quantidade).
O Código EDV hoje é o sistema de emagrecimento natural mais vendido do Brasil. Clique no link abaixo para ler nossa resenha completa sobre ele:
➤ Clique aqui para ler nossa avaliação sobre o Código Emagrecer de Vez