DESCUBRA TUDO SOBRE A OSTEOPENIA: O QUE É? TEM CURA? QUAL É O MELHOR TRATAMENTO DISPONÍVEL?

A osteopenia é um problema de saúde diagnosticado quando a massa óssea do organismo encontra-se menor do que o normal (de 10 a 25% abaixo), mas não chega estar em um nível tão baixo a ponto de ser considerada osteoporose (mais de 25% abaixo do normal).

Se você está sofrendo de osteopenia, isso não significa que automaticamente vai ter osteoporose. No entanto, se você não tratar as causas do enfraquecimento dos ossos, o risco de fraturas e de desenvolver osteoporose vai aumentar dia após dia.

Isso é preocupante, especialmente se levarmos em conta que mulheres com osteopenia representam 50% do grupo de risco de fraturas, de acordo com uma pesquisa recente.1

Por isso, embora a osteoporose possa ser um diagnóstico mais grave, a osteopenia pode resultar em lesões muito sérias nos ossos.

 

Sinais e Sintomas da Osteopenia

Quais os sintomas da osteopenia?

A osteopenia é uma doença silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas. Muitas pessoas só descobrem que sofrem deste mal depois de sofrer uma fratura, por exemplo.

Contudo, há alguns sinais que podem indicar a presença dessa doença no seu corpo:

 

1 – REDUÇÃO DE ALTURA

Se você notou que está ficando mais baixo, fique atento, pois isso pode ser por causa de pequenas fraturas indolores na coluna.

 

2 – UNHAS FRACAS

Se você percebeu que suas unhas estão quebrando com mais frequência ou facilidade do que antes, também pode ser por causa da perda de massa óssea.

 

3 – MENOR FORÇA NAS MÃOS

Se você perceber que está com dificuldade para agarrar as coisas, segurar no corrimão, ou mesmo abrir um pote de geleia, por exemplo, pode ser que esteja com osteopenia.

Se você perceber algum desses sinais, não há motivo para entrar em pânico, mas é recomendável conversar com seu médico e pedir um exame de densitometria óssea.

Descubra como fortalecer seus OSSOS e acabar com todos estes sintomas (clique aqui)

 

Como Tratar Osteopenia

É possível tratar osteopenia sem remédios

Se você for diagnosticado com osteopenia, significa que possui baixa densidade óssea. No entanto, como já informamos acima, isso não significa que você inevitavelmente desenvolverá osteoporose.

Muitos médicos ainda prescrevem nesse caso os mesmos tratamentos utilizados contra a osteoporose, como moduladores hormonais, bisfosfonatos etc.

Nós do Emagrecendo.info, no entanto, sabemos que é possível prevenir, tratar e até mesmo reverter a perda de massa óssea com uma mudança no estilo de vida, que envolva:

1 – Atividade física

2 – Dieta adequada

3 – Suplementação correta

A boa notícia é que a ciência comprova que essas alterações de estilo de vida são capazes de reverter a perda de massa óssea naturalmente.

 

 

Tratamentos Naturais para Osteopenia

Como tratar naturalmente a osteopenia? Com um estilo de vida saudável

Como vimos acima, é possível tratar a osteopenia com um estilo de vida saudável, combinando exercícios físicos, alimentação adequada para a saúde dos ossos e a suplementação correta.

Não adianta apenas tentar um ou outro. Se você sofre de enfraquecimento ósseo e pretende se livrar do risco de osteoporose definitivamente, precisa combinar esses três elementos.

 

1 – Exercícios Físicos

Há dois tipos de exercícios físicos que são ótimos para a saúde dos seus ossos:

• Exercícios com o peso do corpo

• Treinamento Resistido (com pesos, elásticos etc.)

Nessas categorias entram musculação, corrida, natação, crossfit, treino funcional, treino HIIT etc.

Exercícios de baixo impacto que focam na melhoria da postura e equilíbrio são benéficos de modo geral, no entanto eles não vão trazer o benefício específico de manter ou melhorar a densidade da massa óssea.

 ➤ Clique aqui para aumentar sua densidade óssea e ficar livre da Osteopenia (RECOMENDADO)

 

2 – Alimentação

Vamos falar aqui sobre o básico de uma alimentação que entregue ao corpo os nutrientes fundamentais para que seu corpo possa manter os ossos fortes.

 

PROTEÍNA

Proteína é fundamental. Ela representa 50% do volume dos ossos e cerca de ⅓ da massa óssea total. Por isso, é vital que você inclua proteína o suficiente na sua alimentação.

 

CÁLCIO

Sim, todo mundo já ouviu sobre o cálcio e os ossos. É essencial para a formação de ossos e dentes fortes, para ajudar no envio de sinais dos nervos e contração muscular, entre outras funções que desempenha no corpo.

Apesar disso, muita gente não o consome em quantidades suficientes.

O cálcio é fundamental para a saúde dos ossos, mas somente quando acompanhado de outros 12 minerais e vitaminas ocorre o ganho de massa óssea (como veremos mais adiante).

Simplesmente suplementar com cálcio (especialmente o derivado da dolomita e de conchas) é algo perigoso e que, além de ineficiente, pode trazer sérios prejuízos para sua saúde. Leia mais sobre os perigos do cálcio comum neste relatório especial sobre osteoporose.

 

VITAMINA D

Uma das muitas funções da vitamina D3 no nosso corpo é ajudar a absorver e a utilizar o cálcio adequadamente. Por isso, é vital que você obtenha níveis adequados dessa vitamina se quiser manter os ossos fortes.

O problema: há poucas fontes de vitamina D3 na forma de alimentos. É possível obter um pouco em peixes como sardinha e atum, mas não o suficiente, a menos que consuma grandes quantidades desses peixes todos os dias.

A solução: felizmente, a melhor fonte de vitamina D está disponível em abundância para nós no Brasil. Sim, a melhor fonte de vitamina D3 é o sol. O sol ativa a produção de vitamina D em sua pele em grandes quantidades.

Tomar um pouco de sol todos os dias é suficiente para garantir níveis adequados de vitamina D3 no sangue. E isso garante que seu corpo irá utilizar adequadamente o cálcio que você consome por meio dos alimentos.

Não é necessário suplementar com vitamina D3, se você mora em um país onde há muitos dias de sol por ano, o que é o caso do Brasil e de Portugal.

 

 

VITAMINA K2

A vitamina K2, junto com a vitamina D3, é fundamental para que seu corpo regule o uso do cálcio. É a vitamina K2 que transporta o cálcio do sangue para os ossos.

Muita gente não sabe como obter vitamina K2 por meio da alimentação e acaba comprando suplementos caros e desnecessários.

Isso porque existe uma fonte riquíssima em vitamina K2 bem acessível: o natto. Trata-se de um alimento vendido nas mercearias japonesas, fácil de encontrar em grandes cidades.

 

MINERAIS-TRAÇO

Cálcio, magnésio, vitamina D3 e K2 são essenciais, mas não são o suficiente para que seu corpo produza ossos fortes.

Você sabia que, na verdade, nosso organismo precisa de 13 vitaminas e minerais para gerar massa óssea? É por isso que só um suplemento de cálcio não é o bastante para reverter osteopenia.

Os 13 minerais de que precisamos são: cálcio, magnésio, boro, cobre, manganês, potássio, fósforo, níquel, vanádio, zinco, silicone, selênio e estrôncio.

Todos eles, agindo em conjunto, transformam seu organismo em uma fábrica de produzir massa óssea.

Talvez agora você esteja pensando: “É impossível eu conseguir todas essas vitaminas e minerais… nem com comida, nem com suplemento”.

E com razão: é muito difícil conseguir obter todos esses minerais por meio da alimentação, e também seria impossível suplementar os minerais um por um.

Por isso é importante que você leia o item a seguir com muita atenção.

 ➤ Clique aqui e recupere a saúde dos seus ossos (OSSOS FORTES)

 

3 – SUPLEMENTAÇÃO CORRETA

Bem, já sabemos que é fundamental consumir todos os minerais-traço para produzir ossos fortes e saudáveis. Seus ossos precisam de 13 vitaminas e minerais para manter sua densidade.

Também vimos que não adianta simplesmente tomar um suplemento de cálcio comum (desses vendidos em farmácia) para resolver o problema, já que eles não possuem todos os nutrientes necessários em sua fórmula.

Portanto, se você tem osteopenia, isso significa que seu corpo está em falta de 13 minerais e vitaminas.

Então em vez de tentar suplementar com apenas um ou dois minerais, não seria mais lógico fornecer todos eles ao seu corpo?

Pois existe um suplemento brasileiro, com uma fórmula recém aprovada no país, capaz de fornecer os 13 minerais e vitaminas fundamentais para seus ossos.

E o melhor de tudo: é 100% natural (orgânico e sem contraindicação).

Tal suplemento se chama Lithoplex Balance, e sua matéria-prima é a alga calcárea Lithothamnium, alga marinha encontrada somente no litoral do nordeste brasileiro.

Essa alga é um superalimento exportado para os EUA e Canadá há mais de 15 anos e fonte riquíssima do melhor cálcio conhecido: o orgânico.

O cálcio orgânico do Lithoplex é absorvido 3x melhor que o cálcio dos suplementos comuns e traz ainda mais de 70 minerais em sua composição, incluindo os 13 minerais essenciais para o desenvolvimento dos ossos.

Ou seja, o Lithoplex Balance é o suplemento definitivo para quem precisa tratar e reverter problemas de enfraquecimento ósseo, sendo capaz inclusive de ajudar a acelerar o tratamento de fraturas.

 ➤ Clique Aqui para visitar o site oficial do Lithoplex (RECOMENDADO)

➤ Clique Aqui para ler nossa avaliação do Lithoplex Balance

 

Uma Forma Comprovada de Curar a Osteopenia?

Lithoplex Balance: a melhor opção contra a osteopenia

E a ciência parece comprovar a eficácia do Lithoplex para melhorar a densidade dos seus ossos.

Uma pesquisa publicada no International Journal of Medical Sciences realizada com 414 mulheres na menopausa, traz resultados interessantes. Após 12 meses de uso de um suplemento mineral à base de Lithothamnium, todas elas aumentaram a densidade óssea em pelo menos 1,3%. 2

Em outra pesquisa publicada no Nutrition Journal, 216 homens e mulheres usaram um suplemento similar ao Lithoplex e conseguiram em média, 2% de aumento na densidade óssea. 3

Você pode achar os resultados dessas pesquisas bons, mas eles podem ser ainda melhores.

Recentemente, foi publicada uma pesquisa com 172 mulheres acima de 60 anos, que usaram um suplemento à base de Lithothamnium por 7 anos seguidos. O resultado: a densidade óssea das mulheres aumentou todos os anos, em média 1% ao ano. 4

 

NOSSA RECOMENDAÇÃO

 

O Tratamento Mais Eficaz Disponível no Mercado Atual

Lithoplex Balance: tratamento natural e sem contra-indicação para osteopenia

Se você você deseja protejer seus ossos, perder o medo de fraturas e acabar, de vez, com a osteopenia, recomendamos que você faça o teste com o Lithoplex Balance.

Como vimos nas pesquisas acima, o resultado do uso contínuo do Lithoplex é garantido.

E quanto mais cedo você começar o tratamento, mais eficazes e rápidos serão seus efeitos.

Só para que você tenha uma ideia, depois dos 40 anos, as mulheres costumam perder cerca de 1% da massa óssea por ano.

Os suplementos de cálcio vendidos em farmácia conseguem, no máximo, reduzir o ritmo de perda, mas são incapazes de pará-la ou revertê-la.

Somente o Lithoplex é capaz de gerar ganho de densidade óssea.

 ➤ Clique Aqui para saber mais sobre o Lithoplex (RECOMENDADO)

 

AUTOR: MURILO CAMANO – Nutricionista e biomédico pós-graduado em nutrição esportiva. CRBM 17665 | CRN3 51723 – Saiba mais sobre o autor

 

Gostou do artigo? Tem dúvidas? Deixe seu comentário! ;)

/* */