Dieta Detox

Afinar a silhueta e ainda ter benefícios para a saúde da pele, cabelos e unhas? Conheça a Dieta Detox, sua nova melhor amiga.

Apesar de também poder levar à perda de peso, o foco principal da Dieta Detox não é essa: o objetivo aqui é eliminar as toxinas do corpo. A vantagem para você não podia ser maior: a eliminação de toxinas e da retenção de liquidos combate a temida celulite, afina a silhueta, e fortalece cabelos, unha e pele. Vale a pena tentar, não?

Geralmente, a Dieta Detox é usada após eventos sociais, para eliminar do corpo os resquícios de “abusos” cometidos – notadamente, o consumo excessivo de bebidas alcóolicas e comidas muito calóricas.

Através do consumo, primordialmente, de alimentos na forma líquida e com propriedades diuréticas, é possível induzir o corpo a eliminar as toxinas pela urina.

Pontos positivos

A Dieta Detox, como o próprio nome diz, promove a desintoxicação do organismo, o que traz benefícios não apenas para o peso. Assim, além de enxugar um ou outro quilinho que esteja sobrando, você pode aproveitar para melhorar sua aparência como um todo, além de ser altamente benéfica para sua saúde se praticada corretamente.

Um exemplo dos benefícios dessa dieta é o combate à celulite. Os terríveis furinhos são causados pelo acúmulo de toxinas no corpo, bem como a retenção de líquido. Assim, uma das melhores formas de combatê-la é eliminar parte dessas toxinas e líquidos, através da dieta diurética.

Pontos negativos

Como o foco da dieta não é a perda de peso, não é possível perder uma quantidade absurda de quilos com ela. Assim, ela também não deve ser seguida por períodos muito longos, não devendo ultrapassar o tempo máximo de uma semana, sob o risco de causar danos à saúde.

Como seguir a Dieta Detox

Há duas modalidades da Dieta Detox: uma, mais extrema, em que só são aceitos líquidos (como sopas e chás); e outra, mais branda, em que há alguns alimentos sólidos.

A primeira modalidade, a base de chás, sucos e sopas, deve durar apenas um ou no máximo dois dias. Além do consumo dos líquidos, é preciso priorizar sempre os ingredientes desintoxicantes, como as hortaliças couve, alface e chicória, frutas como melancia e abacaxi, e ervas como camomila e melissa.

O único alimento sólido que pode ser consumido é o arroz integral, que servirá para limpar e desinchar o intestino.

Caso deseje-se seguir a dieta por mais tempo, deve-se acrescentar alimentos sólidos a partir do terceiro dia da Dieta Detox. A formula é simples: a maioria da alimentação deve ser baseada no consumo de frutas e legumes (de preferência, ao natural), aliado a um consumo moderado de proteínas magras (como peixes e frango grelhados).

Alguns vegetais, que contém muita glicose, devem ser evitados: cenoura, beterraba, mandioca e batata.

E a principal dica, para qualquer uma das duas modalidades, é beber água de forma abundante. A água é essencial para a desintoxicação, ajudando a limpar o organismo. Para descobrir qual água mineral é melhor para essa função, o truque é ficar atenta para o rótulo: prefira as águas com menores concentrações de sódio.

Resultados

A Dieta Detox é uma dieta de curta duração, que deve levar a uma pequena perda de peso: algo entre 1,5 kg em dois dias. É importante lembrar, contudo, que grande parte dessa perda de peso é devido à perda do líquido retido, e não queima de gordura.

Apesar de, inicialmente, isso parecer uma desvantagem, na realidade é um bom passo, porque é justamente a retenção de líquido que traz aquele aspecto “inchado” desagradável. Assim, a perda de 1 quilo de líquido retido pode significar uma melhoria visual mais importante que a perda de 1 kg de gordura.

Mas há outro resultado mais importante que a redução de peso: a melhoria na sensação de bem estar, e da saúde como um todo – que, claro, trazem vantagens no exterior e no interior. Cabelos reluzentes, unhas fortalecidas e pele sedosa, isso a Dieta Detox garante!

Gostou? Compartilhe!

No comments yet.

Deixe uma resposta